O Dízimo a luz da bíblia

A parte financeira é um assunto que tem causado bastante polêmica nos últimos anos envolvendo igrejas de diversas denominações, mas as mais bombardeadas tem sido as igrejas evangélicas. Pastores de grande estima na mídia tem sido alvo de críticas.
 Pastores que exibem vida de luxo, fazendas, carros importados, mas que cobram rios de dinheiros dos fiéis, e isso tem escandalizado muito o evangelho, alguns defendem o dízimo, outros são contra, e no final, o que existe são várias "suposições", geralmente de pessoas incrédulas, que por se revoltarem contra falsos pastores e falsos profetas e não terem uma vida espiritual consolidada acabam por se tornarem críticos ao extremo, indo até contra a própria palavra de Deus. Aliás, o dízimo é biblico? SIM!
Devemos dar ele ainda hoje? SIM!
Vejamos alguns exemplos de argumentações contra o dízimo:
 - "A BÍBLIA NÃO FALA QUE TEM QUE SER 10%!!!" ERRADO!
A palavra hebraica para "dízimo" (ma'aser) significa literalmente a décima parte. Então o próprio nome ja diz tudo.


 - "O DÍZIMO ERA PELA COLHEITA E CRIAÇÃO DE ANIMAIS, NÃO PLANTAMOS NEM CRIAMOS ANIMAIS PARA DAR O DÍZIMO ". ERRADO!
Na época em que o dízimo foi estipulado a moeda local era a mercadoria que a pessoa produzia, quem plantava uva, usava a uva como moeda de troca por outra coisa. Quem trabalhava com trigo e queria uva, pagava pelas uva com seu trigo, quem trabalhava com ovelha pagava pelo trigo com ovelha. Naquele tempo não  existia dinheiro, o dinheiro era mercadoria. Portanto, hoje nós usamos nosso tempo para plantar em nosso serviço, quer seja advogado, gari, motorista... A nossa colheita é em moeda local (real no caso do Brasil).
 - "O DÍZIMO ERA SÓ NA VELHA ALIANÇA! " ERRADO!!!
O próprio Jesus aconselhou a dar o dízimo em Mateus 23:23:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas [não negligenciar a justiça, a misericórdia e a fé], sem omitir aquelas [o dízimo!]!”
Em outra passagem Jesus deixa claro isso mais uma vez:
 “Eles chegaram e disseram: —Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não? Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu: —Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver. Eles trouxeram, e ele perguntou: —De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda? Eles responderam: —São do Imperador. Então Jesus disse: —Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus. E eles ficaram admirados com Jesus.” Marcos 12:14-17 .
A bíblia não deixa dúvidas,  o dízimo é uma ordenação e quem não dar está roubando do Senhor( Ml 3.8).
Dar o dízimo é ato de obediência, contudo infelizmente existe muitos pastores cobram a mais, não deixem de dar o dízimo por isso, cumpra seu papel de fidelidae, e não caiam nas asturas estratégias de comprar "agua ungida", "lenço ungido", "dízimo triplo"... "Envelope de oração com oferta". As unicas ordenanças finaceiras bíblica são  dízimos e ofertas. O que passar disso não provém de Deus.
Por um tempo, até mesmo eu, que pela misericórdia de Deus sou dizimista fiel fiquei na dúvida sobre o dízimo, pois até então não tinha um respaldo no Novo Testamento, mas a bíblia é absoluta e inerrante, e vi que estava me equivocando.
Portanto TUDO é Dele, e Ele só pediu 10% de volta, não que Ele precise dos 10% seu, mas porquê Ele quer ver até onde vai sua obediência.
Deus abençoe a todos e os façam ter cada dia mais conhecimento na palavra.
TODA HONRA, GLÓRIA E LOUVOR SEJAM DADOS A DEUS!!!

Comentários

Vejam nossos destaques!!

A Pregação é mais importante do que o louvor?

Vinicius Muqui