A Pregação é mais importante do que o louvor?

Quem nunca ouviu o pastor ou dirigente dizer:"Os louvores foram belos mas agora vamos a parte mais importante do culto."?

O título "música evangélica" não é único para o gênero, alguns a intitulam de "música cristã ", "música gospel" ou ate mesmo o tão  popular "hino". 
 Independente do título dado, a base é uma só, a adoração a Deus.
 Segundo a bíblia Sagrada, o primeiro relato de um músico está em Gênesis cap. 4 vers. 20, seu nome é Jubal, descendente de Caim, inventor de instrumentos, e alguém que inventa algo, no mínimo vai dominar muito bem sua invenção. Em Gênesis ainda no capítulo 4, no vers. 26 está o relato do primeiro culto ao Senhor, e acredito eu que havia louvores em meio a esses cultos.
 O louvor sempre esteve presente e fazendo grande diferença na vida dos personagens bíblicos. Moisés cantou após a travessia do mar vermelho (Êxodo cap. 15), se foi afinado nao sei, mas sei que foi um lindo coral de milhões de pessoas numa só voz louvando ao Senhor (Ex 15.1) que com certeza chegou como insenço suave ao seu trono. Miriã aproveitando o ensejo logo pegou um tamboril, e foi dançando e exclamando para que todos cantassem ao Senhor(Ex 15.20-21).
Em 2Cr cap. 20, o exército moabita e o exército amonita se juntaram contra o rei Josafá, rei de Judá, o plano de qualquer rei seria traçar um plano de guerra com a linha de frenre fortemente armada, mas depois de uma promessa de Deus e garantia de vitória vinda por Ele, Josafá e o povo desafiaram qualquer lógica humana e estrategista, eis o plano inusitado por eles pensado: "E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem a majestade santa, SAINDO DIANTE DOS ARMADOS, e dizendo: LOUVAI AO SENHOR, PORQUE SUA BENIGNIDADE DURA PARA SEMPRE".
A estratégia foi mais que suficiente, leiam essa passagem para verem o desfecho dessa linda história.
Quando se fala em músicos na bíblia é quase impossível não citar Davi, o músico predileto de Saul, a canção que era cantada por ele trazia paz, nem o espirito maligno que vinha assombrar Saul suportava o louvor (1Sm 16:19-23), Davi foi um dos maiores, ou talves o maior compositor bíblico.
 Dos 150 salmos, 73 são atribuídos a Davi, o restange fica dividido entre Asafe, que compôs 12 salmos, 10 os filhos de Corá, 2 a Salomão, 1 a Hemã, 1 a Etã e 1 a Moisés e os demais de compositores anônimos. (fonte: Biblia de Estudo Pentecostal)
Os salmos era o hinário do povo de Israel, assim como as igrejas Assembleia de Deus possuem a Harpa Cristã,  a Batista tem o Cantor Cristão, a Congregação Cristã do Brasil tem livro de Louvores e Súplicas a Deus e assim por diante. Por ai vemos a importancia dos salmos. Pra encerrar essa parte não podemos esquecer de um que cantou o louvor mais perfeito, Jesus, o próprio Jesus ja cantou (Mt 26.30), agora imaginemos, se nós, pobres pecadores, que só estamos de pé pela graça, muita das vezes cantamos louvores e sentimos a presença, imagine o que é um hino saindo da boca do Salvador.
  Será a pregação é mais importante que o ouvor?? Ai você pode me responder "Claro que sim, a palavra é a genuína palavra que saiu da boca de Deus".  Lembrando a todos de que estou me especificando a pregação, não da palavra em si, pois a palavra sobressai qualquer coisa, quero apenas mostrar um ponto de vista, para que possamos pensar duas vezes antes de afirmar que a pregação é mais importante que o louvor.. A pregação é importante sim, mas será que ela sobressai o louvor? Não!
Os dois andam numa comunhão, a palavra é uma semente lançada na terra do nosso coração através da pregação, e todos nós sabemos o quanto uma terra precisa está regada para que a semente seja bem plantada e germine, pois é essa a função do louvor nos cultos. O louvor prepara o coração, como uma chuvinha fina que vem regando a terra, para logo após o preletor semear a boa semente. Agora imaginemos a nossa vida sem a música, imagina se não existisse louvores para você se rasgar na presença de Deus sem ligar se ta afinado ou não, se ta no ritmo ou não, que mesmo sem talento, quando louva, a igreja toda sente algo diferente, pessoas choram, outras glorificam, outras se arrependem de seus erros, aliás, existem louvores que são sermões cantados(que em particular as vezes falam mais que muitas "pregações").
Da mesma forma a vida não faria sentido sem a palavra de Deus, pois 90% dos louvores são baseados e inspirados nela, os outros 10% que nao são podem ter certeza que sao heresias, lembrem-se sempre, A BÍBLIA NUNCA VAI ESTAR BASEADA EM UMA CANÇÃO, MAS UMA CANÇÃO INTITULADA CRISTÃ  DEVE ESTAR SEMPRE FUNDAMENTADA NA BÍBLIA SAGRADA.

Concluímos assim, que nem o louvor nem a pregação tem mais importância que a outra, os dois caminham junto. Repudio inclusive varias igrejas desordenas que com tantos louvores acabam tomando o tempo da palavra, e quando vão passar para o pregador, os ouvintes ja estão enfadados pelos louvores, ou até mesmos exautos, isso quando nao pedem para o palestrante ser breve na pregação, e acabam tirando o momento da palavra e colocando louvores no lugar da pregação.  Analizemos também que após o arrebatamento não haverá mais pregações, mas o louvor será eterno! Que Deus possa abençoar a todos no nome Santo de Jesus Cristo! Por fim, palavra de Deus sempre sobressai, mas a pregação em sí não é mais importante que o louvor, pois muitos louvores também são pregações, a dinâmica no culto deve ser mantida e respeitada, tempo do louvor e tempo da pregação.

A DEUS SEJA TODA HONRA, GLÓRIA E LOUVOR!!!

Comentários

Vejam nossos destaques!!

Vinicius Muqui