Jesus bebeu vinho com álcool?


Hoje vamos falar de um tema que não deixa muitas dúvidas, porém muitas pessoas por ignorância e falta de estudo questionam.
Certa vez um colega meu foi em uma festa, ele sendo evangélico não ingeriu bebida alcoólica, ficou apenas tomando refrigerante, até que um da festa o ofereceu cerveja, e prontamente ele recusou e disse que não bebia, o homem retrucou perguntando se ele era evangélico e ele afirmou. O homem tentando deixar ele em um beco sem saída afirmou o seguinte: "Jesus bebeu vinho, porque você não pode beber?". Ele sem saber o que dizer se calou. Isso acontece muito, eu mesmo ja fui colocado contra a parede quando alguem afirmou que Jesus bebeu vinho embreagante, pois o vinho mesmo quando não acrecentado de álcool, quando fermentado pode embreagar.
Afinal, o vinho que Jesus bebeu era fermentado?
Para responder isso vamos analisar o contexto histórico. A ocasião mais citada foi a ultima páscoa, na ceia entre Jesus e os doze discípulos (Mt 26.17-30), quando Jesus serviu vinho aos mesmos e também tomou. Naquela ocasião eles estavam tomando vinho nas vésperas da páscoa(26.17), quando Jesus estava se preparando para ser crucificado. Para entender sobre o vinho que Ele ingeriu com os discípulos vamos analisar sobre a páscoa.
 A Páscoa é a celebração em que o povo de Israel comemora e lembram-se de quando Deus os libertou do Egito após 430 anos de escravidão, cerca de 1445 a.C(Ex 12-44; 12.14). No dia do êxodo Deus deu instruções rígidas e detalhadas de como os hebreus(que depois passaram a se chamar Judeus) deveriam celebrar a Páscoa(Ex 12). Deus fala passo a passo como o povo deveria se portar durante essa comemoração, tudo apontava para sua libertação (que por sinal apontava para a libertação humana do pecado através de Cristo). E uma das prinpcipais exigências era que não houvesse nada fermentado na casa dos hebreus (Ex 12.15-20), durante a páscoa não poderia consumir nada que passasse por qualquer processo de fermentação. Nos tempos do novo testamento o povo de Israel ainda cumpria esse ritual, o fermento simbolizava o pecado(Ex 13.07 ; Mt 16.6 ; Mc 8.15). Jesus fazendo a ceia da páscoa não poderia consumir nada que passasse por qualquer processo de fermentação, caso contrário estaria pecando, e sabemos que Jesus não pecou em NADA. Outro ponto importante é que o vinho simbobilazava o sangue de Jesus(Mt 26.28), e o fermento o pecado, e não podemos acreditar que Jesus usou um vinho(simbolizando seu sangue) fermentado(presença do pecado) para simbolizar sua pureza.
Outro texto muito usado também para acusar Jesus de ter bebido vinho é João capitulo 2, nas bodas de caná, seu primeiro milagre. Vejamos:
Os judeus tinham técnicas para manter o vinho estocado sem que ele fermentasse, veja alguns exemplos retirados da BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL:
"1- Um dos métodos era desidratar as uvas, borrifa-las com azeite para mantê-las úmidas e guarda-las em jarras de cerâmicas (enciclopédia bíblica Ilustrada de Zandervan, V. 882; ver também Columella, Sobre a Agricultura 12.44.1-8).

2- Outro método era ferver suco de uva fresco até se tornar em pasta ou xarope grosso (mel de uva); este processo deixava-o em condições de ser armazenado, ficando isento de qualquer propriedade inebriante por causa da alta concentração de açucar, e conservava a sua doçura ( ver Columella, sobre a agricultura, 12.19.1-6; 20.1-8; Plínio, História Natural, 14.11.80)."
Existe ainda várias outras formas, além disso, Jesus estaria pecando se tanto na Páscoa quanto nas bodas de caná tivesse usado vinho fermentado, pois Ele cumpriu todos os mandamentos bíblicos, a obra salvífica foi completa, e uma das ordenanças era não embreagar o irmão e se manter longe de bebidas embregantes.(Pv 23.31; Hc 2.15).
Portanto, é repugnante e inaceitável afirmar que Jesus tomou vinho fermentado ou acrescido de álcool, pois se fizesse tal ato, o sacrifício na ccruzteria sido em vão, pois o cordeiro pascoal deveria ser perfeito.
Vemos assim que os vinhos visto hoje não se comparam aos vinhos puros como havia na época de Jesus, já que hoje quando se fala em vinho pensam logo no adulterado (com álcool), mas se você achar um vinho NÃO fermentado e SEM ÁLCOOL pode desfrutar, sempre com moderação,  porque a glutonaria também é pecado.
Que Deus possa abençoar a todos e espero ter ajudado em suas dúvidas. ESTUDE A BÍBLIA, ELA É A MAIOR FONTE DE CONHECIMENTO NA TERRA!!
TODA HONRA, GLÓRIA E LOUVOR SEJA DADO A DEUS!!

Comentários

Vejam nossos destaques!!

A Pregação é mais importante do que o louvor?

Vinicius Muqui